O objetivo da POS é ajudar Organizações Sociais a se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos, possibilitando ações de maior amplitude.

As Organizações Sociais têm exercido papel importante na realização de projetos que beneficiam a sociedade civil. Por isso, a FDC desenvolveu um projeto diferenciado: a Parceria com Organizações Sociais – POS. Através dessa parceria, oferece sua competência em gestão e formação de executivos para contribuir com a melhoria de resultados dessas organizações. Nosso desafio é ajudar Organizações Sociais a se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos, possibilitando ações de maior amplitude. Para isso, é preciso que elas incorporem ferramentas de gestão ao seu dia a dia.

Cooperação que gera resultados

  • Definição da estratégia de gestão da Organização Social com base em um modelo integrado.
  • Estabelecimento de indicadores de performance.
  • Acompanhamento periódico de metas.
  • Redesenho dos processos com maior impacto nos resultados.
  • Realinhamento da estratégia de captação de recursos públicos e privados.
  • Melhoria nos resultados dos projetos.
  • Ampliação dos horizontes a partir do seu contato com a vanguarda da gestão empresarial.

Atividades

Processo de gestão

É o eixo central do Programa da POS e visa a implantação da metodologia de gestão por resultados. É desenvolvido separadamente com o grupo de gestores da Organização Social específica – presidente (principal dirigente), diretores e gerentes e envolve um processo sistematizado de reuniões, com a coordenação técnica de professor da FDC e utilizando ferramentas que possibilitem o aprendizado.

São realizadas as seguintes etapas:

Projeto estratégico da instituição

Desenvolvimento conjunto da visão de futuro da instituição, elaboração e implementação do planejamento estratégico, juntamente com a organização, com perspectiva de cinco anos.

Contrato de resultados

O contrato de resultados deriva do projeto estratégico, com as metas anuais estabelecidas.

Avaliações gerenciais mensais

Acompanhamento e avaliação dos resultados das metas estabelecidas, verificação da tendência de seu alcance e redirecionamentos necessários de ações.

Monitorias

Momento em que professores especialistas da FDC e profissionais da organização parceira trabalham em conjunto, para a melhoria da gestão, unindo a teoria ao dia a dia das diversas áreas. A monitoria é feita de forma customizada e as metodologias de gestão são gradativamente implementadas, de acordo com as necessidades de cada organização. Além das ferramentas das áreas de finanças, marketing, pessoas, processos e projetos, também são implantadas ferramentas específicas para as Organizações Sociais, vinculadas ao seu planejamento estratégico, a avaliação de impacto de projetos sociais, mobilização de recursos e voluntariado.

Conhecimento

No eixo Conhecimento, os gestores das organizações participam do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes – PDD, em conjunto com dirigentes das outras organizações parceiras e executivos do PAEX – Parceiros para Excelência. Trata-se de um Programa de formação de 96 horas, dividido em seis módulos, com foco em gestão por resultados e ênfase em:

  • Estratégia.
  • Marketing.
  • Finanças.
  • Pessoas.
  • Processos.
  • Projetos.

Intercâmbio

O eixo Intercâmbio baseia-se na construção coletiva de conhecimento, por meio da troca de experiências entre organizações sociais que, mesmo tendo características específicas, estão comprometidas com a transformação de pessoas e comunidades. Essa construção, mediada pela Fundação Dom Cabral, reúne dirigentes das Organizações Sociais, promovendo discussões temáticas relevantes, troca de experiências, proporcionando, assim, a busca compartilhada por estratégias de gestão que contribuam para o sucesso institucional de seus programas e projetos.

 

São realizadas as seguintes atividades:

  • Comitê de presidentes
    Em um grupo restrito, formado pelo principal dirigente de cada organização parceira, são discutidos temas atuais e problemas comuns, promovendo o desenvolvimento e a integração da parceria.
  • Grupo de dirigentes
    Os dirigentes das organizações parceiras se encontram e trocam experiências, ao mesmo tempo em que entram em contato com conteúdos atualizados de padrão internacional. Esses encontros com os demais parceiros fomentam a construção de estratégias para a superação de dificuldades e de propostas inovadoras da organização.
  • Encontro anual da rede
    Presidentes e principais gestores têm a oportunidade de intercâmbio com outras organizações e empresas, setores, países e culturas. O encontro é uma oportunidade para trocar ideias sobre cenários e subsidiar a elaboração do projeto estratégico.

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